terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Barões de...

Vamos inicar uma lista de Barões no São Joao Batista. Segue alguns dados sobre o Barão de Camocim, se alguem quiser a história particular de mais algum deles é só pedir.

















BARÃO DO CAMOCIM
GEMINIANO MAIA
Negociante

Barão de Camocim (título português) - Título nobiliárquico passado pelo Governo de Portugal, por decreto de 13.04.1893 e por carta de 25.04.1893 a favor de Geminiano Maia.
ORIGEM DO TÍTULO
Título de origem toponímica - «Rio que vem da serra da Ibiapaba; passa pela cidade de Granja, e com 50 leguas de curso desagua no oceano 7 leguas ao poente de Jericuacoara, em 3.º 12’de lat. e 43.º 7’de long.; é navegável até perto da cidade da Granja 7 leguas e forma na barra um bom porto para sumacas, que ahi craregão muito algodão, couros e outros generos do paiz. Os vapores da companhia Maranhense e Pernambucana entrão nella 2 vezes por mez cada um. O porto chama-se Camocim, o rio para cima chama-se Curiahú. Barra do Camocim - na costa 7 leguas abaixo da cidade da Granja: forma o melhor porto desta provincia, onde tem entrada franca, fundo, espaço para qualquer navio mercante, e dá desembarque á pranchas. É assaz frequentado, e é escala dos vapores das companhias do Maranhão e Pernambuco. Povoação de Camocim - na freguezia da Granja, 6 leguas da cidade, na barra do rio Camocim.» (Escrito em 1861, trinta e dois anos antes da concessão do título - Thomaz Pompeo de Souza Barsil - Diccionário Topographico, p.8).
FAMÍLIA
Geminiano Maia, nasc. em 02.02.1847, em Aracatí, então província do Ceará, e fal. em 20.10.1916, em Fortaleza, Ceará (Raimundo Girão diz 25.10.). Filho de Cosme Afonso Maia e de Teresa de Jesus.
Grande comerciante e proprietário em Fortaleza. Capitalista filantrópico, vice-cônsul da Rússia e da Bolívia, em Fortaleza. Foi Vice-Presidente da Província do Ceará. Foi agraciado por D. Carlos, Rei de Portugal, pelo decreto de 20.04.1893, com o título de barão de Camocim.
Casado em 30.09.1878, em Ile de France, Paris, França, com Rosa Nini Liabaster, baronesa de Camocim, nasc. em 01.05.1856, em Bordeaux, França, e fal. em 20.05.1917, em Fortaleza, Ceará (5). Tiveram três filhos, dois falecidos na infância.













.
.
.
Barão de Aratanha (Calvário) e Barão de Ibiapina
.
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário